26 de abril de 2011

O Jabuti sabido e Macaco metido - Ana Maria Machado

Eu não escondo meu apreço por livros infantis. Desde que sejam realmente interessantes e que não tragam nenhum tagarelice, que mal tem? Na verdade, é este o gênero que mais traz histórias que ensinam algo ao leitor. Em O Jabuti sabido e Macaco metido, a renomada Ana Maria Machado utiliza todo o seu talento para, além de divertir, "educar" quem viaja entremeio as páginas do livro - que são poucos porém ricas.
A nossa história começa quando os animais da mata decidem realizar um concurso para descobrir qual bicho era o mais esperto. Para ser o juiz, chamaram um Curumim, que logo chegando ao local onde se reuniam todos os participantes, perguntou qual era a esperteza de cada um... Ninguém, ao não ser o Jabuti, poupou argumentos.
Como desafio o indiozinho propôs uma charada, e quem acertasse, levaria o grande prêmio - as frutas mais maduras e suculentas, o tanto que conseguisse comer -, além de ser, é claro, o animal mais inteligente (para não repetir "esperto") da floresta. Quem será que levou a melhor?
Bem, todo o prestígio de Ana Maria Machado não é por acaso: ela escreve muito bem, seja para jovens, crianças ou adultos. No livro em questão, a escritora, com muita desenvoltura, lida muito bem com o leitor. Um texto leve, desinibido e de fácil leitura e compreensão.
Uma dica é que o livro é essencial para aquele momento agradável entre pais e filhos, antes de dormir, por exemplo... Uma maneira eficaz de estimular a leitura e a interação entre ambas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário